O TEAM COACHING
- TIAGO SANTAMARIA CARDOSO

- 24 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de abr. de 2021
Um time tem um objetivo em comum com foco total em resultados e para que esse foco seja total para o alcance desses resultados, alguns pontos devem ser trabalhados entre os membros e suas interações para que o time saia de seu ponto A até o ponto B.

"Conhecendo o outro passamos a honra-lo e respeita-lo, colocando-o no lugar certo fazendo com que ele realmente pertença a um sistema ou time".
O team coaching
Grupo – Pessoas reunidas para um propósito comum.
Um grupo de pessoas paradas num ponto de ônibus tem um propósito comum: pegar o ônibus para ir a algum lugar. Mas pode-se dizer que elas estejam juntas? Que estão comprometidas entre si? Elas têm o mesmo propósito, mas não interagem, não se comunicam e não estão interessadas umas nas outras. A mesma situação quando pessoas se reúnem numa sala de cinema. O propósito é o mesmo – assistir ao filme, mas não existe interação, comprometimento ou comunicação.
Equipe – Pessoas reunidas com um objetivo comum.
Numa equipe, ao contrario do grupo, há um objetivo a ser atingido. O líder distribui as tarefas de casa um, que tem a função de cumpri-las. Quem já teve que fazer algum trabalho em equipe, como um trabalho de escola, por exemplo, já sentiu na pele como é trabalhar por um objetivo sem comprometimento de todo o grupo. Numa equipe, a função do líder é distribuir as tarefas e cobrar resultados.
Time – Pessoas reunidas com um objetivo comum e 100% comprometidas com os resultados.
Num time, cada um sabe o seu papel e está comprometido com o jogo, têm o objetivo de fazer a melhor partida e vencer. Tomando como exemplo um time de vôlei, cada um tem uma função dentro do time, um é levantador, armador, capitão e por aí vai, mas se preciso for, eles trocam de posição pelo bem do time. É comum um levantador também defender na barreira ou um armador atacar em alguma jogada. Num time, o líder, muito mais do que apensas distribuir tarefas e cobrar resultados, inspira o time a dar o melhor de si, percebe as potencialidades de cada jogador e explora o que cada um tem de melhor a oferecer sem esquecer do seu papel fundamental dentro do time. Num time, todos se ajudam para conseguir chegar à vitória, se há estrelismos no time, o jogador é punido e as vezes até descartado, caso seja percebido que lhe falta espírito de time. E todos os integrantes do time sabem que não existe vitória se todos não trabalharem juntos.


Comentários